Carregando...

Conheça Mais Sobre o Coqueiro Buriti

Nome popular: carandá-guaçu; coqueiro-buriti; palmeira-do-brejo; miriti

Nome científico: Mauritia flexuosa L

Família botânica: Palmae

Origem: Brasil – Regiões brejosas de várias formações vegetais.

buriti é uma palmeira que atinge até 35 metros de altura. Possui folhas grandes, em formato de estrela.

Cresce preferencialmente em terrenos pantonosos. As flores são dispostas em longos cachos de até 3 metros de comprimento e possuem coloração amarelada, surgindo de Dezembro à Abril.Sua semente é oval e a amêndoa é comestível. A polpa é consumida na forma de doces, sorvetes, suco ou vinho de buriti. As folhas são usadas na fabricação de cordas, e o tronco serve para a produção de canoas.

Características da planta: Palmeira de porte elegante com estipe ereto de até 35 m de altura. Folhas grandes, dispostas em leque. Flores em longos cachos de até 3 m de comprimento, de coloração amarelada, surgem de dezembro a abril.

Fruto: Elipsóide, castanho-avermelhado, de superfície revestida por escamas brilhantes. Polpa marcadamente amarela. Semente oval dura e amêndoa comestível.

Frutifica de dezembro a junho.

Cultivo: Ocorre naturalmente isolada ou em grupos, de preferência nos terrenos pantanosos, sendo por isso denominada Palmeira-do-brejo, Buritis Altos, Vereda do Buriti Pardo, Buriti Mirim, Vereda Funda, Bom Buriti, Vereda-Meã, Buriti Comprido, Vereda-da-Vaca-Preta, Vereda-Grande, Buriti-do-Á, Vereda do Ouriço-Cuim, Buriti-Pintado, Veredas-Mortas, Córrego do Buriti-Comprido…

Os buritis e as veredas do Brasil central, imortalizados na obra literária de Guimarães Rosa, de onde tantas e tão verdadeiras expressões, são parte indissociável dos chapadões recobertos pelos domínios dos cerrados. Por onde passa um rio, riacho ou ribeirão, em suas margens, em meio aos campos tropicais do cerrado e nos, assim chamados, “lavrados” dos campos de Boa Vista em Roraima – enclaves de vegetação semelhante à do Brasil central em meio à floresta tropical – florescem as matas de galeria e, nelas, os buritis.

Um pouco além da mata, ladeando-as, as veredas bem marcadas de areias claras e vegetação mais rasteira.


Plantas na Web © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem

  Horário de atendimento: Segunda á Sexta das 8:00 ás 12:00 e da 13:10 ás 18:00

Ir para o topo