Carregando...

Raízes

Uma questão que preocupa muita gente a respeito de árvores plantadas em espaço urbano é a interferência das raízes em construções, piscinas, calçadas e em tubulações enterradas, como de água, esgoto e energia.

Em primeiro lugar devemos compreender que o habitat natural da árvore de grande porte é a mata, portanto para adaptá-la às cidades é preciso escolher o local correto e ter alguns cuidados.

Naturalmente, árvores de maior porte terão raízes maiores e mais agressivas, e por aí começa a seleção. Para tais árvores devem ser reservados locais em parques, jardins ou canteiros centrais de avenidas e rotatórias, todos com espaço suficiente para possibilitar o crescimento. Evitar plantá-las em locais onde causarão problemas no futuro.

Outra opção é plantar e depois aproveitar a árvore enquanto jovem (talvez uns 15 a 20 anos). Após este tempo, quando as raízes começarem a incomodar, substituí-la por outra. Este tipo de remanejamento  é muito mais utilizado do que se pensa, especialmente em paisagismo urbano.

Existem algumas formas de atenuar o problema, como plantar a muda dentro de um tubo de concreto enterrado, destes de esgoto, com aproximadamente 50cm de diâmetro interno. Isto obrigará as raízes a se aprofundarem mais, evitando, por exemplo, danos superficiais nas calçadas.


Plantas na Web © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem

  Horário de atendimento: Segunda á Sexta das 8:00 ás 12:00 e da 13:10 ás 18:00

Ir para o topo